×

SABORES ALAGOANOS: PRATOS TIPICAMENTE DE ALAGOAS QUE VÃO TE DEIXAR COM VONTADE DE VOLTAR TODOS OS ANOS

POSTADO EM 09/09/2022



 

A culinária do nordeste é um dos encantos que traz todos os anos milhares de pessoas para as nove capitais, e principalmente Maceió. 

Como uma boa cidade abraçada pelo mar, o forte da gastronomia maceioense fica por conta dos pratos com peixes e outros frutos do mar. As sobremesas levam os sabores de frutas nordestinas e também do coco como a famosa cocada de Marechal Deodoro.

Também acrescentam a essa lista saborosa a famosa tapioca, o cuscuz de milho ou de arroz, arroz doce, batata doce, inhame, mandioca, carne de sol, canjica e pamonha completam o cardápio.

Confira as delícias que você pode experimentar no Paraíso das Águas.

 

Pratos com frutos do mar

A culinária do nordeste atrai pela variedade do uso dos frutos do mar, sejam cozidos ao coco ou servidos como uma fritada, não tem como provar e não pedir bis. São diversos pratos com peixes, crustáceos, mariscos, moluscos, lagostas, camarões e siris. Uma das coisas que mais se encontra são as peixadas com pirão e a casquinha de siri.

O Sururu é um exemplo de comida típica de Alagoas. Nesse prato, o molusco é servido na casca e o pirão é o acompanhamento.

Outros pratos muito encontrados na região são a moqueca de peixe, camarão empanado, arroz de polvo e caldeirada de frutos do mar.

 

Deliciosos drinks com frutas da região

Nada como curtir uma praia com um bom drink tropical para refrescar do calorão de Maceió e geralmente eles são feitos com as frutas tropicais encontradas em Alagoas, entre elas carambola, mangaba, pitanga, graviola, caju, cajá e acerola. Além disso, elas também podem ir bem em doces e sorvetes.

O coco também é muito usado na região, seja em receitas doces, como cocadas, ou salgadas, onde o leite de coco está bem presente. E, claro, a água de coco é muito saboreada em Alagoas, principalmente nas praias.

Aproveite Maceió com todas as delícias, sejam na mesa ou no clima, a cidade nunca decepciona!