×

FAROL DA PONTA VERDE: CONHEÇA UMA DAS MARAVILHAS DE MACEIÓ

POSTADO EM 03/06/2022



O Farol da Ponta Verde é uma das principais atrações turísticas de Maceió. Cidade com uma das orlas urbanas mais bonitas do Brasil.

Localizado no bairro da Ponta Verde, o farol, junto do mar verdinho e dos corais ao redor, compõe uma das paisagens mais bonitas da cidade. Um verdadeiro espetáculo, trazendo uma vista digna de uma foto ou pintura. Conheça melhor o Farol da Ponta Verde.

Conheça a história do Farol da Ponta verde

Resumindo, o farol foi inaugurado em 1922 e em publicações mais antigas ele é tratado como Poste de Luz da Ponta Verde. Em documentos históricos, podemos observar que a torre cilíndrica de alvenaria instalada sobre ‘pilares troncos piramidais feitos de concreto armado’ só foi feita em 1949, 27 anos depois.

Esta estrutura foi feita com 11 metros de altura, usando parte da estrutura presente de 1940 construída pelo Conselho Nacional de Petróleo (CNP).

Até ter eletricidade, em 1986, o farol usava o sistema de gás acetileno. O equipamento que gera luz trata-se de uma lanterna de sinalização náutica e um eclipso trocador que transmitem o lampejo branco que vemos a cada anoitecer. Os lampejos possuem um alcance de 24 km e intensidade de quase 4 mil candelas (a vela comum, por exemplo, possui apenas uma). Mas, as maravilhas não param por aí.

Anote um roteiro incrível para você aproveitar

Para começar, você não pode deixar de curtir as piscinas naturais. Cenário possível, na Praia da Ponta Verde, durante a maré baixa. Aproveite os banhos quentes no mar ou a areia fina da praia, que convida a um momento de descontração e relaxamento a qualquer hora.

Dica: veja com antecedência as condições das marés. Isso pode ser feito em sites como clima, tempo e, assim, descobrir o melhor horário para aproveitar o local. Bem como, seguir alguns cuidados, como ir com calçados de borracha pelos arrecifes e, claro, passar o protetor solar, mesmo em dias nublados, para garantir um passeio mais seguro e prazeroso.

Além de tudo isso, na Ponta Verde há diversas atividades que podem atrair quem curte se movimentar, como passeios de bicicleta pela ciclovia, quadra de esportes equipada e mergulhos nas piscinas naturais.

Outra dica é curtir os quiosques da região. E o melhor é o Lopana, sem dúvidas. O Lopana Maceió oferece um cardápio vasto com pratos típicos da região, além de um happy hour fantástico. Atrações musicais tornam o local o point preferido de visitantes que buscam uma experiência sem igual.

Além dos pratos e do happy hour, temos ainda passeios noturnos e exclusivos no Trimarã. Com capacidade para 70 passageiros, a experiência do Lopana pode ser aproveitada em alto mar. Uma ótima oportunidade de socializar e conhecer as maravilhas de Maceió.

Quer saber mais? Veja a programação na agenda e conheça o calendário de passeios do Trimarã. Ou passe no Lopana e curta seu passeio com comidas maravilhosas e bebidas geladas para refrescar. Não perca tempo e venha nos visitar!