×

GASTRONOMIA ALAGOANA: OS SABORES EXTRAORDINÁRIOS DO ESTADO MAIS BONITO DO NORDESTE

POSTADO EM 11/07/2022



As belezas naturais de Alagoas surpreendem os olhares mais viajados. A cor do mar e a imponência das lagoas desse estado do Nordeste encantam os visitantes de todo mundo.

A riqueza dessas águas, no entanto, vai além da beleza. Os frutos do mar, da lagoa e da tradição dos alagoanos chegam às mesas com a intensidade de sabor compatível com a sua beleza.

Alagoas tem uma gastronomia marcante, inesquecível. Esse também é um tesouro dessa terra que os visitantes precisam conhecer.

Por isso, fizemos uma lista de sabores que o seu paladar precisa conhecer quando estiver em Alagoas.

 

  

O primeiro deles é o grande representante da região, o sururu.

O molusco encontrado nas lagoas, que dão o nome ao estado, é item obrigatório em todo restaurante alagoano.

Os pratos mais comuns são o Sururu no Coco, que leva leite de coco e temperos e legumes variados, e a fritada de sururu.

Tem também o tradicional Sururu de Capote, que serve o molusco limpo ainda na casca.

Siri 

 

O siri também é fruto das lagoas. Ele é encontrado nos estuários, o encontro da água doce com o mar.

A Casquinha de Siri - o filé de siri servido na própria casca - é um prato típico que é facilmente encontrado nos bares e restaurantes da capital e do litoral sul.

Outro prato bem característico da região é o Siri Mole. É um tipo de moqueca feita com siri em estágio de muda da casca, quando o seu exoesqueleto está momentaneamente mole. 

Doces do Litoral

 

De norte a sul, é possível se deliciar com doces típicos de Alagoas.

No extremo norte, em Maragogi, temos bolinhos de goma fabricados artesanalmente. Um biscoitinho que derrete na boca feito com goma de mandioca e leite de coco.

Já às margens do litoral sul, a variedade é grande. Tem as famosas cocadas da Massagueira, que além do tradicional sabor de coco, tem maracujá e leite condensado.

Ainda no sul do estado, e também na capital, você vai encontrar os suspiros sendo vendidos em bares e restaurantes por ambulantes.

Ah! E não deixe de experimentar o quebra-queijo, um doce feito com açúcar, coco e amendoim.

Agora imagina a experiência de conhecer um dos lugares mais bonitos do Brasil e essa riqueza gastronômica. É por isso que Alagoas deve ser o seu próximo destino!